O mercado de trabalho tem sido palco de diversos novos paradigmas. O trabalho remoto e o horário flexível são duas dessas tendências. Cada vez mais profissionais e empresas reconhecem os benefícios de uma forma de trabalhar mais equilibrada e personalizada a cada colaborador. O trabalho remoto permite que o colaborador desempenhe as suas tarefas a partir de qualquer lugar, ligando-se à empresa ou aos clientes através da internet e, em alguns casos, desempenhando funções no horário que lhe seja mais conveniente (bye bye, 9 às 5!).

O trabalho remoto e o horário flexível, quando bem planeados e executados, contribuem para melhorias a vários níveis. Vamos analisar quais e explicar-te como algumas empresas estão a ajustar-se a esta realidade.

 

6 Vantagens do trabalho remoto e do horário flexível

 

1. Não tens de te preocupar com deslocações

O trabalho à distância possibilita que exerças a tua atividade confortavelmente em casa. Podes esquecer as preocupações com o trânsito, as viagens longas, o mau tempo e as horas perdidas. Se trabalhar a partir de casa não é a tua praia, podes evitar grandes deslocações e optar por instalar-te num espaço de coworking perto de ti.

 

2. Aumentas a tua produtividade

Quando optas pelo trabalho remoto, tornas-te completamente responsável pelas tuas tarefas e rotinas. Embora usufruas de flexibilidade, tens de apresentar o teu trabalho dentro dos prazos e com qualidade. Isso vai, naturalmente, incutir-te mais autodisciplina e não te faltarão motivações para trabalhar com afinco. Ganhas tempo e energia para os teus hobbies, para cuidares de assuntos familiares e domésticos e para tratares de burocracia sempre que precises. Idealmente, o ciclo arranca com uma melhoria da qualidade de vida, avançando rumo aos níveis mais altos de motivação e, consequentemente, de produtividade. Outros fatores potenciadores da produtividade incluem o facto de trabalhares em ambientes mais silenciosos e nas alturas do dia que, para ti, rendem mais.

 

3. Reduzes os teus gastos

O trabalho remoto e a redução de custos têm uma relação direta. Isto verifica-se quer estejas no papel de colaborador, quer no de diretor da empresa.

Enquanto colaborador, poupas no combustível para as deslocações – principalmente se a empresa estiver sediada a muitos quilómetros de distância do local onde moras – ou nos passes de transportes públicos. Poupas também nas despesas com a alimentação, especialmente se não tiveres o hábito de levar marmita para o trabalho e optares por comer em restaurantes próximos.

Enquanto empreendedor cujos trabalhadores estão à distância, poupas nos custos de eletricidade, internet e aquisição dos equipamentos e mobiliário. Podes até poupar consideravelmente na renda, visto que não precisas de um espaço tão grande para acolher a tua equipa.

 

4. Tornas-te um profissional mais versátil

Nas instalações da empresa, tens sempre colegas a quem podes colocar perguntas e pedir ajuda. Neste ponto, o trabalho remoto exigirá mais de ti! Embora estejas em contacto com os teus colegas ou clientes, há muitas ocasiões em que precisas de aprender e tomar decisões autonomamente.

Não sabes bem o que fazer num certo contexto ou como desempenhar uma tarefa específica? Arregaça as mangas e sê proativo! Automaticamente, estarás a desenvolver novas competências, como a capacidade de resolução de problemas.

 

5. Potencias a diversidade

O trabalho remoto assenta na comunicação via internet e isso abre as portas a muito mais pessoas e experiências. Se és freelancer, a tua rede de clientes e parceiros não está restrita a limites geográficos. Caso sejas colaborador ou responsável de uma empresa, podes interagir com colegas de várias cidades e países. O valor da diversidade de ideias, perspetivas e competências vai ser evidente.

 

6. Trabalhas com quem te sentes bem

Já aqui vimos que é benéfico não trabalhares sempre isolado. O trabalho flexível permite que estejas perto dos teus amigos ou familiares, mesmo que tenham ocupações diferentes. Podes ainda integrar espaços de coworking onde vais conhecer pessoas de todas as áreas e reforçar a tua rede de contactos, criando assim mais oportunidades.

 

O Piece of Work é uma verdadeira comunidade de coworking, com planos que se adaptam aos vários tipos de profissionais e empresas. E claro, não nos esquecemos de quem não dispensa o trabalho flexível.

Podes subscrever os planos secretária fixa ou secretária flexível ou adquirir o passe diário. Criámos ainda o plano escritório virtual, que te permite trabalhar onde quiseres e ter acesso à nossa rede de parceiros e atividades. Estás convidado a reunir no nosso espaço quando precisares e até tratamos da tua correspondência.

Descobre mais sobre o Piece of Work e alia as vantagens do trabalho remoto às da nossa comunidade de coworking!

 

SABER MAIS

 


 

Subscreve a nossa Newsletter