Manter a produtividade num trabalho remoto pode ser um grande desafio para muitas pessoas. No entanto, são cada vez mais os que adotam este estilo de vida profissional.

Trabalhar à distância – optando pelo home office ou recorrendo a espaços de coworking – tem cada vez mais adeptos. É muito comum, por exemplo, dentro da classe dos jovens empresários e fundadores de startups, preferir o trabalho remoto total ou parcial.

Manter uma rotina flexível, podendo conciliar melhor os compromissos pessoais e profissionais e diminuir custos fixos, é o que atrai a maioria das pessoas. No entanto, esta liberdade, quando mal gerida, pode apresentar alguns desafios.

Se geres uma pequena empresa e tens uma equipa de colaboradores a trabalhar remotamente, há algumas dicas que podes e deves ter em conta.

 

1. Cria rotinas e define prazos

No trabalho remoto não existe a necessidade, ou obrigação, de estabelecer um horário fixo de entrada e de saída. Se tens alguns elementos da tua equipa a trabalhar remotamente, é natural que cada um gira o seu horário como melhor lhe convém.

No entanto, é muito importante criar algumas rotinas com os teus colaboradores e definir prazos. Podes, por exemplo, fixar uma hora para conclusão de determinada tarefa ao invés de definir um dia.

Estabelecer deadlines rigorosos pode ajudar a criar uma rotina de trabalho entre toda a equipa. Mas evita ser altivo ou demasiado controlador. O importante é criar relações de empatia e confiança com a tua equipa para que tudo flua da melhor forma.

 

2. Recorre a ferramentas para facilitar o trabalho remoto

A tecnologia será a tua melhor amiga. Investir em ferramentas como o Asana ou o Slack vai ajudar-te a criar rotinas na equipa e facilitar o trabalho remoto.

Este tipo de plataformas é ideal para fazer uma melhor gestão da comunicação interna da empresa, permitindo a organização e partilha de ficheiros, gestão de tarefas, agendamento de reuniões, chat ou videoconferências.

 

3. Agenda reuniões semanais e fortalece laços

Mesmo que parte da tua equipa trabalhe à distância, é importante conheceres os teus colaboradores. O ideal é agendar semanalmente uma reunião presencial com todos os membros.

O contacto físico fortalece os laços entre as pessoas, aumenta o sentimento de comunidade e melhora a produtividade. Para as reuniões, procura um ambiente profissional. Opta, por exemplo, por um espaço de coworking onde possas arrendar salas de reuniões.

É essencial que ninguém se sinta discriminado.  Portanto, esforça-te por colocar todos os trabalhadores no mesmo patamar, independentemente de trabalharem remotamente ou não.

 

coworking lisboa

POW é o novo espaço de coworking em Lisboa

LER ARTIGO

 

4. Dá sempre feedback à tua equipa

Se desejas ver os teus colaboradores remotos motivados, deves sempre investir no feedback. Não há nada pior do que sentir que o nosso esforço não é valorizado. Se queres ter uma equipa apaixonada e produtiva, cria momentos de conversa onde possam trocar ideias sobre o trabalho que está a ser realizado. É essencial que toda a empresa comunique regularmente.

 

5. Investe na carreira dos teus colaboradores

É muito importante dar perspetivas de carreira às pessoas que trabalham contigo, mesmo àqueles que colaboram remotamente. Dar uma visão de crescimento dentro da empresa estimula os colaboradores e torna-os mais produtivos. Para aqueles que fazem trabalho remoto, certamente será uma forma de os fazer sentir mais motivados e integrados.

 

A produtividade é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Se estás a gerir uma empresa, mesmo que se trate de uma startup, subscreve o nosso blog e fica a par das melhores dicas para melhorar o desempenho da tua equipa.

 


 

Subscreve a nossa Newsletter