Atualmente, ter uma forte presença digital é uma das maiores exigências para um negócio bem-sucedido. Se estás a criar o teu próprio emprego, és dono de uma pequena empresa ou fundador de uma startup, é essencial teres isto em consideração.

Hoje, a importância dos canais digitais é absoluta e bastante óbvia. Basta pensarmos que a maioria dos consumidores, antes de tomar qualquer decisão de compra, utiliza os motores de busca na internet para encontrar informações sobre o produto. Assim, estar bem posicionado online é indispensável para conseguir gerar resultados e alcançar objetivos.

É importante sublinhar que, como qualquer estratégia de Marketing, uma boa presença digital exige investimento, tempo, um bom planeamento e compromisso. Mas não desanimes. Toda essa dedicação vai realmente valer a pena quando começares a atrair mais clientes para o teu negócio.

Conhece agora 5 dicas essenciais para começares a trabalhar a presença digital da tua empresa.

 

1. Define metas realistas e mensuráveis

Começar a trabalhar a presença digital de uma empresa só faz sentido depois de se definirem alguns objetivos mensuráveis. Além disso, deve sempre fixar-se um período de tempo durante o qual é expectável alcançar as metas propostas.

Os objetivos variam de negócio para negócio e também de fase para fase. Ou seja, é natural que com o passar do tempo os propósitos da tua empresa vão sendo alterados. Aliás, é expectável que assim seja, porque isso reflete evolução.

Para começar, e se a tua empresa está agora no início, o ideal será definires metas como:

  • Aumentar o reconhecimento da marca;
  • Facultar as informações essenciais sobre o teu negócio;
  • Aumentar o número de leads (que depois se deverão transformar em clientes);
  • Criar uma relação com os teus potenciais clientes (de forma a convencê-los a ficar).

 

2. Marca presença nas redes sociais

Se queres melhorar a presença digital da tua empresa, estar nas redes sociais é absolutamente obrigatório. O social media é a maior tendência nos dias de hoje e é essencial encontrar uma boa forma de integrares o teu negócio neste meio.

Primeiro, convém perceber quais das plataformas são as mais apropriadas ao negócio e onde deves marcar presença. Facebook, Instagram e Twitter são as três principais e recomendamos que, pelo menos, experimentes cada uma delas.

O Facebook continua a ser a rede social mais utilizada a nível mundial, enquanto o Instagram tem crescido substancialmente nos últimos anos. Uma boa estratégia será utilizares as duas em simultâneo, visto que se complementam.

Depois de criares os perfis da tua empresa nestas plataformas, é importante definires um plano de publicações. Encontra uma boa imagem, que comunique bem a tua marca, e investe em publicações diversificadas.

 

3. Cria conteúdo relevante sobre a tua área de negócio

O Marketing de Conteúdo é uma das principais estratégias para quem quer melhorar a presença digital da sua empresa. Criar conteúdo relevante, que envolva a comunidade, é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

Tudo o que possa ser publicado para criar relação com o público-alvo, como artigos de blog, vídeos nas redes sociais, conteúdo no website, deve ser estrategicamente pensado e elaborado. É importante que não te foques apenas nos teus produtos, mas também em conteúdo relevante que esteja na esfera daquilo que ofereces aos teus clientes.

 

4. Constrói um website à medida das tuas necessidades

Para uma presença digital eficiente, a criação de um website é provavelmente o passo mais importante. Pouco importa se és muito ativo nas redes, se as tuas fotografias são as melhores e as tuas stories as mais vistas do Instagram. É indispensável que a tua empresa tenha um website completo, atrativo e intuitivo, onde possas apresentar todas a informações sobre o negócio.

Antes da decisão de compra, os consumidores gostam de conhecer ao máximo os produtos ou serviços, assim como as caras por trás dos mesmos. Só um bom website será capaz de disponibilizar aos clientes toda a informação de que eles precisam.

Ferramentas como o Google Analytics são muito importantes, elas permitem que acompanhes o desempenho do teu site de forma gratuita. Além disso, através desta plataforma, é possível perceber a forma como os utilizadores interagem com o website, que páginas visitam mais, qual a sua proveniência, entre outros parâmetros muito interessantes.

 

5. Completa a presença digital da tua empresa com uma estratégia de Email Marketing

O Email Marketing é outra estratégia eficaz para atrair clientes e melhorar a presença digital das empresas. É muito importante criar uma base de dados consistente para que este canal seja lucrativo. Para isso, podes introduzir no website um campo de subscrição, ou um formulário, onde os teus clientes fornecem os seus dados para poderem receber informações sobre a empresa.

O Email Marketing é uma excelente forma de comunicar e fortalecer a relação da empresa com os seus clientes. Usa esta alternativa para enviares novidades sobre produtos, campanhas ou conteúdo diverso que interesse à tua rede.

 

Se estás a começar um negócio e sentes que precisas de um “empurrão” extra, junta-te à comunidade POW. No nosso espaço de cowork, vais encontrar todas as condições e serviços necessários para o sucesso da tua empresa. Subscreve o blog e fica atento a todas as novidades.


 

Subscreve a nossa Newsletter