Os espaços de coworking estão em clara ascensão. Em Portugal, sobretudo nos grandes centros urbanos (como Lisboa e Porto), são cada vez mais os ambientes de trabalho partilhado. Mas, ao contrário do que se verificava inicialmente, não são só os freelancers que procuram estes locais em detrimento do home office. Hoje, o número de empreendedores e até grandes empresas a adotar o coworking está em crescimento e há várias razões que o justificam.

Ideais para profissionais de diferentes áreas, que pretendam boas instalações a preços reduzidos e com múltiplos serviços disponíveis, os espaços de coworking vieram para ficar. Conhece 7 vantagens de te tornares membro de um cowork.

 

1. Possibilidade de “arrendar” um escritório a um preço mais baixo

Um espaço de coworking permite a quem trabalha sozinho ter um escritório que proporcione conforto e um ambiente propício ao negócio. Por exemplo, se fores freelancer e estiveres cansado de recorrer à biblioteca municipal ou ao café mais próximo, esta pode ser uma excelente opção. Até porque nem sempre é fácil ter rendimentos suficientes para ir para um escritório privado. Além disso, num cowork, a tendência “open-space” é uma vantagem.

 

2. Libertar-te de preocupações

Para quem pretende concentrar todas as energias no negócio, libertando-se de tarefas relacionadas com a logística, o espaço de coworking é perfeito. Além dos serviços de água, luz, internet e telefone, não terás de te preocupar com contratos longos, limpezas, manutenção, etc.

Nestes espaços, tens acesso a todos os serviços necessários para o desenvolvimento do teu negócio. Além de poderes usufruir de um espaço confortável e devidamente equipado, a maioria dos coworks oferece aos seus membros serviços como receção de correspondência e atendimento telefónico.

Estas facilidades têm atraído muitas grandes empresas (até mesmo internacionais), que optam por arrendar secretárias fixas ou escritórios privados em espaços de cowork para os seus colaboradores.

 

3. Motivação e produtividade a dobrar

Para muitos, trabalhar em casa tem vantagens associadas, como o conforto, a poupança de tempo e a possibilidade de economizar nas despesas com escritório e alimentação.  Mas, para outros, o home office é sinónimo de quebra na motivação e procrastinação.

São muitas as pessoas que dizem não conseguir concentrar-se quando trabalham a partir de casa. Além disso, o facto de estarem sozinhas, sempre no mesmo ambiente, faz com que a motivação diminua consideravelmente. A consequência dessa falta de estímulos é, claro, o decréscimo na produtividade.

Um espaço de coworking, partilhado com membros das mais variadas áreas, pode funcionar como uma injeção extra de entusiasmo. Por isso, se estiveres a criar a tua startup, avalia a possibilidade de te mudares para um cowork. Ter uma equipa motivada vai permitir-te alcançar o sucesso que desejas mais cedo do que imaginas.

 

4. Um ambiente onde a criatividade contagia

Trabalhar sozinho gera, muitas vezes, bloqueios criativos. Estar integrado num ambiente onde outros estão a criar estimula, e muito, a criatividade. Mesmo que estejamos a falar de pessoas de diferentes setores, um local de trabalho com mais gente estimula a diversidade e a exposição a novos conceitos e metodologias de trabalho.

Um espaço de coworking permite que os seus membros estejam em permanente contacto, que exista uma troca de ideias e experiências, criando um ambiente propício à produção.

 

5. Num espaço de coworking, partilhar é a palavra de ordem

Além da criatividade, o open-space fomenta uma cultura mais colaborativa e dinâmica. A possibilidade de partilhar escritório com marcas alinhadas com os mesmos objetivos e valores facilita a criação de sinergias vantajosas (e lucrativas) para os negócios. É também este sentido de oportunidade que tem atraído muitas empresas aos espaços de coworking.

 

6. Uma rede de contactos que cresce de dia para dia

A oportunidade de gerar networking, graças ao ambiente de comunidade que se vive na maioria destes espaços, é outra das grandes vantagens. Além de poderes conhecer diferentes pessoas quase diariamente, os espaços de coworking organizam frequentemente iniciativas, como eventos sociais, talks, lançamentos de produtos, reuniões com investidores e workshops.

Este ambiente é bastante favorável ao aumento da tua rede de contactos e é também por isso que muitos empreendedores optam por espaços de coworking.

 

7. Ambiente profissional

Durante algum tempo, os espaços de coworking estiveram associados a ambientes descontraídos, muito vocacionados para trabalhadores jovens e independentes. No entanto, hoje em dia, vão muito além disso.

Num cowork, é possível encontrar um ambiente profissional, apesar da informalidade. As instalações contam com espaços distintos dedicados ao trabalho de dia-a-dia, às reuniões com clientes e ao lazer.

Além disso, é de referir que as possibilidades não se esgotam nas secretárias partilhadas. Podes optar por arrendar um escritório privado para trabalhar com a tua equipa, e usufruir de salas de reuniões mobiladas e cabines telefónicas.

 

O coworking é, sem dúvida, uma das maiores tendências no mercado de trabalho atual. Se estás à procura de um local para trabalhar, sozinho ou em equipa, um ambiente de partilha de espaço e de conhecimento pode ser extremamente vantajoso.

Conhece o novo cowork de Lisboa e encontra na POW – Piece of Work o lugar ideal para o teu negócio.

 

CONHECER A POW!

 


 

Subscreve a nossa Newsletter