Empreendedorismo é uma das palavras mais ouvidas na atualidade. Cada vez mais, os jovens são incentivados a criarem os seus próprios empregos e a gerarem oportunidades. Porém, transformar ideias num negócio e criar uma empresa nem sempre é fácil.

Embora nem todos tenhamos o objectivo de ser empreendedores, certamente a maioria de nós vai ter algumas ideias brilhantes ao longo do seu percurso pessoal e profissional. Se estiveres disposto a aceitar o risco e avançar com coragem,  poderás concretizar os teus projetos e transformá-los numa ideia de sucesso.

Neste artigo, encontrarás algumas dicas sobre o que deves fazer neste percurso rumo à tua nova empresa.

 

5 Passos para transformares as tuas ideias num negócio

 

1. Partilha as tuas ideias. O feedback é importante

Muitas vezes, quando temos uma ideia que achamos ter potencial e começamos a pensar na possibilidade de transformá-la num negócio, temos medo de partilhá-la. Certamente, muitos de nós ouvimos dizer toda a vida que é mais seguro guardarmos as nossas ideias do que contá-las aos outros, só que nos esquecemos de que “os outros” podem ser as pessoas certas para nos ajudarem a tirar os projetos da gaveta e criar uma empresa.

Ao contrário do que possas pensar, é muito importante partilhar e ter feedback de terceiros. Provavelmente, será essa troca de ideias que fará com que a tua prospere. Além dos amigos e familiares, procura opiniões de pessoas que tenham um maior conhecimento do mercado no qual gostavas de investir.

Trabalhar em sítios que fomentem essa partilha, como os espaços de coworking, é uma grande mais-valia para quem está a começar. Poderás encontrar pessoas com outras ideias, que sejam complementares à tua, e, quem sabe, descobrires o parceiro perfeito para iniciares o teu negócio.

 

2. Não queiras fazer tudo sozinho, trabalha em equipa

Como sabes, todos temos competências diferentes e é essencial sermos capazes de perceber até onde conseguimos ir. Faz uma autoanálise e descobre as tuas limitações. Só assim serás capaz de perceber se precisas ou não de um parceiro.

Às vezes, mais do que encontrar um parceiro à altura, é fundamental descobrir uma equipa que nos orgulhe, que cresça connosco e que nos faça crescer. O trabalho em equipa também é importante para a consolidação das ideias, o crescimento e, consequentemente, o sucesso e o aumento de receitas.

 

3. Faz alguns testes e pensa em todas as alternativas

O momento de criar uma empresa é realmente importante e representa um grande compromisso. Por isso, é indispensável que antes de avançares, e depois de já teres reunido todos os feedbacks, testes a tua ideia e penses em várias hipóteses.

Deves pensar como um investidor, perceber se é esta a melhor altura para avançar, quem são os teus clientes, se existe concorrência no mercado, onde estão as melhores oportunidades, etc. No fundo, tens de desenvolver um plano de negócios incrível!

 

4. Estuda a concorrência

O mercado é cada vez mais competitivo, por isso, é necessário estudares a concorrência antes de criares a tua empresa. Qualquer que seja o setor em que estás a pensar investir, vão certamente existir outras empresas a oferecer o mesmo produto ou serviço que tu. Analisar a concorrência e perceber como esta atua são pontos fundamentais para a estratégia do teu negócio e para o seu progresso. Só assim poderás diferenciar-te dos restantes e conseguir encontrar a melhor oportunidade para a tua ideia.

 

5. Encontra o teu público-alvo e trabalha para ele

Além da concorrência, há outra parte fundamental em qualquer negócio: o público-alvo. Se estás a criar um produto ou serviço vendável, tens de definir muito bem quem é o teu potencial cliente e trabalhares para ele. Só depois de teres o consumidor ideal definido é que serás capaz de adaptar a tua linguagem e a tua marca para oferecer o que este necessita.

 

Se estás à procura de oportunidades e tens uma ideia que gostavas de ver transformada num negócio, atreve-te a conhecer o Piece of Work. No nosso espaço de coworking, encontrarás um ambiente propício à criatividade e um conjunto de pessoas prontas para te ajudarem em tudo o que precisas.

 

Conhecer o Piece of Work

 


 

Subscreve a nossa Newsletter